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Conceito de Lean Manufacturing

A manufatura enxuta, como sugerido pelo nome, se concentra na eliminação sistemática de desperdícos em um sistema de produção e na entrega de valor ao cliente. Como o conceito de “desperdícos” por si só é bastante intangível, a metodologia divide-o em oito desperdícos separados. Todo processo em um sistema de produção tem esses oito desperdícos, portanto, reconhecê-los e reduzi-los ou eliminá-los é crucial para alcançar a excelência operacional por meio desse método.

 

Os oito desperdícos do Lean são:

> Defeitos: esforço extra causado por retrabalho, desperdício e informações incorretas

> Superprodução: produzindo mais do que é necessário para o crescimento dos negócios

> Espera: Tempo perdido aguardando o próximo passo em um processo

> Talento não utilizado: subutilização de talentos, habilidades e conhecimentos das pessoas

> Transporte: movimento desnecessário de produtos ou materiais

> Inventário: Excesso de produtos e materiais não processados

> Movimento: Movimentos desnecessários de pessoas (por exemplo, uma torção extra do pulso na produção em cada item, muitas vezes ao dia, pode levar a uma lesão por movimento repetitivo, resultando em perda de tempo e invalidez.)

> Excesso: O excesso de processamento pode ser etapas extras em um processo, personalização desnecessária, roteamentos ineficientes e outras coisas que não são necessárias ou valorizadas pelo cliente.

Conceito de Kaisen

Kaizen significa “melhoria contínua” em japonês. Nos negócios, é usado para implementar mudanças positivas e contínuas no local de trabalho. Os princípios orientadores do Kaizen são que um bom processo levará a resultados positivos, o trabalho em equipe é crucial para o sucesso e que qualquer processo pode ser melhorado.

Kaizen é parte do plano de ação e parte da filosofia. Por exemplo, sua filosofia poderia ser desenvolver uma cultura em que todos os funcionários estejam ativamente engajados em melhorar a empresa. Seu plano de ação poderia envolver a organização de eventos focados na melhoria de áreas específicas dentro da empresa para que essa filosofia fosse alcançada.

Conceito de Agile

Os focos da metodologia Ágil são o planejamento adaptativo, a entrega antecipada e a melhoria contínua, além de poder responder às mudanças de maneira rápida e fácil. Ser Agile significa desenvolvendo reações rápidas para responder às mudanças no mercado. O Agile ajuda as equipes a aumentar a colaboração, adaptando-se ao que a equipe precisa para ser bem-sucedida. Isso é feito incentivando as equipes a exibir regularmente seu trabalho e coletar feedback para que possam se adaptar rapidamente. Um fator importante é também o foco em reuniões retrospectivas em que as equipes avaliam o que deu certo, o que poderia ser melhorado e os próximos passos para uma produção adicional.

 

 

Agile é frequentemente implementado com frameworks como Scrum e Kanban:

O Scrum é um método de tempo limitado pelo qual o trabalho é dividido em ciclos de trabalho regulares e repetíveis, normalmente com duração de 1 a 4 semanas, e referidos como sprints. Esse método é mais comumente usado pelas equipes de engenharia para fornecer produtos de software, mas também pode ser aplicado em outras partes de uma organização. A ideia é que os sprints intensivos aprimorem o foco de uma equipe e exijam uma colaboração coesa, com melhorias mais frequentes no produto ao longo do tempo.

Kanban é um método baseado em prioridades, onde as tarefas são classificadas por prioridade e não são baseadas em tempo. O Kanban é mais adequado para equipes pequenas ou equipes que não produzem recursos para o público ou prometem datas para lançamentos.

Conceito de Seis Sigma

Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas que são projetadas para melhorar os processos de negócios, resultando em melhores produtos ou serviços. O objetivo do Seis Sigma é melhorar a experiência do cliente, identificando e eliminando a variação. Isto é conseguido através da implementação de uma estratégia baseada em medições que se concentra na melhoria do processo.

O processo Seis Sigma DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar, controlar) é um sistema de melhoria para os processos existentes que estão abaixo da especificação e buscam melhorias incrementais.

Conceito de BPM

Business Process Management é o meio pelo qual as organizações se reestruturam criando uma visão geral da situação da empresa, isso possibilita a sua reorganização gerencial por processo permitiando alcançar seus objetivos e os resultados atingidos são consequencia das tranformações causadas pelo BPM